quinta-feira, 6 de junho de 2013

Greve dos Professores. Quem é o mau da fita?

Hoje ouvi o nosso presidente insurgir-se contra os professores e dizer que estão a utilizar os jovens estudantes como objetos para atingirem determinados fins.
Ontem foi a vez do ministro dos submarinos dizer que não é possível aceitar que os professores prejudiquem jovens e crianças que tanto se esforçaram para esses exames e que agora teriam as suas pretensões violadas por essa greve.
Também no parlamento ouve-se a mesma ladainha... mas convém perguntar, quem é o mau da fita nessa história?
Mais uma vez o governo utiliza a estratégia de tentar dividir os portugueses, de colocar uns contra os outros. Já foram os jovens que não conseguem emprego contra os velhos que recebem gordas pensões, os funcionários do privado contra os do público, os desempregados contra os empreendedores... e agora lembraram-se (mais uma vez) de colocar as pessoas contra os professores, como se fossem esses os responsáveis pelo que acontece na Educação.

Seria bom perguntar se são os professores que...
... criam os mega-agrupamentos que fazem com que pais e alunos fiquem distantes das suas zonas de residência sem que haja, em muitos casos, efetivos ganhos pedagógicos,
... aumentam o número de alunos por turma, o que provoca um ensino menos respeitador das características de cada aluno,
... tentam sobrecarregar o horário dos professores, que provoca uma real diminuição do tempo dedicado a cada turma, com consequente diminuição da qualidade do ensino,
... que atrasam as colocações de docentes do ensino especial às crianças com diversos tipos de deficiências e que ficam sem apoio durante vários meses,
... que alteram programas e estratégias sem antes avaliar os resultados dos programas que estavam em vigor,
... que promovem o empobrecimento das famílias, levando a que muitas não encontrem um ambiente favorável ao desenvolvimentos dessas crianças e jovens que agora dizem estar muito preocupados.

Será que essa gente que descaradamente aparecem em público a sugerir que os professores utilizam os alunos como arma de arremesso contra o governo não tem um mínimo de vergonha?

Quem tiver olhos para ver que os abra, e veja bem quem é que realmente anda a prejudicar os alunos, as famílias e mais tudo o que se mexe nesse país!!
Enviar um comentário